sábado, 23 de abril de 2016

The Rosie Project - Graeme Simsion


Alguém aqui é fã de The Big Bang Theory? Porque Don Tillman é basicamente um Sheldon Cooper - um de trinta e nove anos, malhado e mais bonito, mas mesmo assim metódico, pragmático e absurdamente horrível quando se trata de interações sociais.

“I never drink coffee after 3.48 p.m. It interferes with sleep. Caffeine has a half-life of three to four hours, so it’s irresponsible serving coffee at 7.00 p.m. unless people are planning to stay awake until after midnight. Which doesn’t allow adequate sleep if they have a conventional job.”

“But I’m not good at understanding what other people want.’
‘Tell me something I don’t know,’ said Rosie for no obvious reason.I quickly searched my mind for an interesting fact. ‘Ahhh…The testicles of drone bees and wasp spiders explode during sex.”

Alto e mais do que esquisito, o professor de genética anuncia que hey, ele achou uma solução para o Projeto Esposa: um questionário (esse projeto é auto-explicativo, ele está procurando uma esposa porque ele é uma droga em relação a conseguir marcar um encontro e agir 'normalmente'). Don é do tipo que planeja cada minuto do dia (literalmente literalmente literalmente), cada refeição da semana (sete refeições diferentes, uma pra cada dia da semana... Sempre. Carne assada na segunda-feira? Sim, obrigada. Carne assada na próxima segunda-feira? Okay, por que não? Carne assada em todas as segunda-feira de todos os meses e anos? Passo. Passo longe. Quase correndo, e olha que eu gosto de carne).

 
Então a ideia de criar um questionário para achar a esposa ideal foi a solução perfeita que nosso professor esquisito (porém estranhamente querido - eu gosto de gente estranha, vai entender haha) encontrou para não desperdiçar tempo e energia: Hey moça, você fuma? Sim? Okay, próxima! Você bebe? Não? Ótimo. O que, você não sabe matemática básica? PRÓXIMA! Haha, okay, não é bem assim, mas deu pra entender a ideia. Baseado nas respostas das mulheres ele decidia se valia a pena marcar um encontro com a garota ou não.
"But why, why, why can't people just say what they mean?" 

“Why do we focus on certain things at the expense of others? We will risk our lives to save a person from drowning, yet not make a donation that could save dozens of children from starvation.”

Até que Gene, seu melhor amigo (que tem um casamento aberto e que quer dormir com mulheres de todas as nacionalidades! SIM, QUE ESTRANHO!) manda Rosie ir ao escritório do Don - eu já falei aqui que ele tem zero habilidade social mas estou só ressalientando: ele não sabe de nada mesmo em relação à como outras pessoas se sentem - ele decide que o melhor amigo provavelmente mandou a moça pra ele por alguma razão. Obscura. Muito obscura, porque a Rosie é exatamente tudo o que ele não quer: ela bebe, fuma, não faz conta direito, bebe de novo e fuma mais uma vez, só pra não perder o hábito.

“You want a beer?” she said. A beer! At 3:01 a.m. Ridiculous. “Yes, please.”

A partir daí todo o cronograma do Don vai por água abaixo, tudo o que ele costumava fazer, sempre tão meticulosamente, vira uma bagunça, Rosie faz tudo o que aparentemente a parceira ideal dele não poderia e... Eu já disse que ela fuma?

Divertido divertido divertido. Leitura de um dia pra quem quer um livro água com açúcar porém num estilo mais nerd. Aprovo, recomendo, quero de novo.

Um comentário:

  1. Caramba, montar um projeto para encontrar uma esposa e incluir um questionário é uma prova concreta de que o cara é mesmo MUITO metódico rsrs...
    Você está sumida.

    Beijão,
    Blog | Youtube | Instagram

    ResponderExcluir